Porque no relato da Criação está escrito: 'Façamos o homem a nossa imagem e semelhança' (Gn 1,26)? a quem Deus está se referindo no plural façamos?
Muitos estranham o fato desta passagem está escrito no plural façamos, mostrando claramente a existência de no mínimo uma outra pessoa semelhante a Deus, já que no versículo seguinte isso se confirma: 'criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher'.
Sabemos que o autor sagrado foi usado por Deus e sob a inspiração do Espirito Santo para narrar o ocorrido, embora nem ele mesmo soubesse a profundidade teológica e espiritual em sua plenitude daquilo que estava anunciando e preparando o povo de Deus.
Na verdade está passagem é uma demonstração clara da maior verdade de fé Cristã: o dogma da Santíssima Trindade. Aqui claramente vemos em Deus uma comunicação interna. Não é a Anjos que Deus fala pois eles não são semelhantes a Deus em sua natureza. Não é aos homens pois além deste fato citado anteriormente, os mesmos ainda não havia sido criados, sendo justamente da sua criação que Deus estava tratando.
A melhor resposta e talvez a única mais coerente seja a resposta cristã: Era o Pai Criador que no ato da criação da humanidade se comunicava com o Filho e o Espirito Santo, ambas pessoas divinas, por isso a igualdade da natureza divina na exclamação: "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança".
No Antigo Testamento pela pedagogia divina se ressaltou mais a unidade de Deus em contraposição a idolatria das nações pagãs e até do povo hebreu. Imagine se Deus houvesse revelado logo ao seu povo o mistério da Trindade, facilmente teria caído em um politeísmo triteísta, como se as três pessoas divinas fossem três deuses. Deus é onisciente e sabe de todas as coisas, se o povo já era infiél na idolatria sem ter sido revelado este mistério divino, imagine como facilmente teria caido no triteísmo. Isso não quer dizer que Deus não fosse preparando o povo para aceitar esta verdade de fé, e esta passagem é um exemplo disso, de que desde a criação do homem Deus dá testemunho da existência desse mistério.
Deus então revelou o mistério da Santíssima Trindade no tempo certo, isto é, na plenitude dos tempos. No Novo Testamento através da pessoa do Filho foi nos dado a conhecer aquilo que já existia desde sempre e no qual herdamos como imagem e semelhança: O único Deus em três pessoas divinas, Pai, Filho e Espirito Santo.
Voltando a pergunta inicial temos então que Deus se comunicou consigo mesmo, isto é, o Pai falou com o Filho e o Espirito Santo para criar o homem a sua imagem e semelhança e assim foi feito. Somos imagem e semelhança da Santíssima Trindade.
Comentários
Postar um comentário